sábado, 12 de dezembro de 2015


MEMPHIS MISRAIM - MAÇONARIA EGÍPCIA 


A Maçonaria Egípcia/Memphis Misraim da GLSF – Grande Loja Simbólica de França está em actividade em Portugal desde Março 2008 com Lojas a praticar o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, e pertence a uma estrutura maçónica internacional onde as obediências nacionais e os seus Soberanos Santuários Nacionais (Altos Graus) estão agregados ao Soberano Santuário Internacional, estando presente nos seguintes países: Estados Unidos da América, Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Venezuela, Antilhas Francesas, Martinique, Guadalupe, Ilhas Maurícias, França, Suíça, Itália, Espanha, Portugal, Noruega e Rússia. As Lojas em Portugal á semelhança das do estrangeiro trabalham segundo a orientação/sensibilidade dos seus membros, na via masculina, feminina e mista.

O Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim com mais de 200 anos, afirma-se como um Rito tradicional, simbólico e espiritualista, fiel aos princípios de tolerância com respeito aos valores humanistas e da liberdade.

Este Rito caracteriza-se por uma forte busca iniciática e os seus membros são convidados a, sob uma orientação espiritualista e deísta, conservar e transmitir a reflexão filosófica, os símbolos do Antigo Egipto e das diferentes correntes que marcaram a nossa civilização (hermética, gnóstica, cabalística, templária e rosacruz) através de uma busca de livre reflexão para a melhor compreensão de si mesmo e da humanidade.
O espírito da Maçonaria Tradicional entende existir em cada acto o visível e o invisível, o positivo e o negativo, um presente fugidio, ou mesmo inexistente, trazendo já o germe do seu futuro. Os Maçons deste Rito são convidados a reflectir. É proposto um ensino/transmissão assente numa metodologia fundados sobre o conhecimento dos símbolos, instrumentos vivos que numa dinâmica constante, recoloca em questão o conhecimento já adquirido. Assim segundo a tradição do Rito, o Maçom “talha a sua pedra” continuamente para afinar a sua percepção e desenvolver o seu discernimento. Ele dirige-se ao interior de cada um, numa rica experiência intimista que, por ressonância, modifica o exterior fazendo evoluir os seus conceitos e a sua visão do mundo, pois está comprometido com a maior aventura possível, a conquista de si mesmo.

O método maçónico de duração de 3 anos (duração dos três primeiros graus simbólicos) permite ao aprendiz comprometido com a sua demanda e consigo mesmo, descobrir, compreender e actuar para desenvolver o seu outro Eu, o“Eu interior” e trabalhar o “Ser”, em deterimento do “Ter”.
Os trabalhos maçónicos em Loja, caracterizam-se por um forte espírito fraternal por entre os membros que a compõem, onde a Paz, a Harmonia e o Amor Universal se destacam e conjugam com o rigor ritualístico no respeito da Tradição Secular deste Rito.

Website: https://www.glsf-federacaoportuguesa.pt/