sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A Iniciação no Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim - A responsabilidade dos iniciadores

O Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, nem nenhum Rito Maçónico se coadunam com iniciações em massas, ou em grupo de vários candidatos. A iniciação deve ser conferida em cerimónia ritualística própria e de forma individual. O Iniciado pode assim sentir de forma única toda a simbologia, interiorizá-la através dos cinco sentidos e relembrá-la em todos os passos que deu a fim de compreendê-la no seu próprio tempo.

A Maçonaria Egípcia caracteriza-se pela sua forte essência espiritualista e pela extrema selectividade na adesão dos seus futuros membros, sendo escolhidos unicamente pelas suas fortes convicções pessoais (preferencialmente Deístas) e na vontade de progredir interiormente enquanto indivíduo.
O Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim é um rito para homens e mulheres que buscam a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade como mote ao desenvolvimento interior e através do seu exemplo pessoal procurem contagiar o resto da Humanidade.
O Rito não é elitista, embora os seus membros se possam sentir como a Elite do coração, no mundo. Aprendemos a ser a Elite, os melhores, na humildade e na humanidade manifestando-a no dia-a-dia vindo directamente do nosso interior.

O Rito Memphis Misraim não é Elitista nem Secreto, pois existem livros publicados com todos os seus rituais, inclusive os dos Altos Graus. O segredo essencial está bem defronte de nós, pois a melhor forma de guardar um segredo é mantê-lo bem á vista de todos...

Nós somos parte do segredo, cada um de nós tem as respostas.